Ter um lugar para chamar de seu, certamente, é o sonho de muitos brasileiros. Desde criança, muitos de nós somos acostumados a ouvir os pais falarem que o ideal é ter a casa própria e crescemos com este objetivo.
É preciso ter planejamento, pois a aquisição de um imóvel é uma atitude que causa impacto em diversos setores da vida de uma pessoa, fundamentalmente, o financeiro e o familiar. A seguir algumas dicas para tornar este sonho realidade com o pé no chão e muita responsabilidade.
1. Onde vou morar
É importante saber em qual região se pretende morar e conseguir delimitar territorialmente os bairros que farão parte da nossa pesquisa. Neste momento, algumas perguntas devem ser feitas, por exemplo: este imóvel é para uma moradia temporária ou mais duradoura? Ele atende às necessidades do meu projeto de vida e familiar? Quais facilidades a região oferece?
2. Renda familiar
É primordial ter a consciência de que a compra de um imóvel é um investimento alto e que, muitas vezes, para a realização deste projeto será necessário fazer o corte de alguns gastos e todos os envolvidos devem estar comprometidos com este objetivo e cientes de que algumas renúncias deverão ser feitas ao longo deste processo.
3. Programe-se para comprar a casa própria
É necessário ter uma quantia em dinheiro reservada para dar a entrada na negociação. Lembre-se, quanto maior for o sinal, menor será o valor do seu financiamento e do seu endividamento final.
4. Pesquise sem pressa
Por mais que o seu desejo de ter o primeiro imóvel seja urgente, é preciso ter cautela. Hoje, o mercado está com várias boas oportunidades e uma pesquisa qualificada te dará a chance de encontrar o melhor negócio que se enquadre ao seu perfil. Para isso, é fundamental contar com a consultoria de um profissional qualificado e preparado para atuar no mercado imobiliário.
5. Atenção com os custos extras
Os gastos com a compra de um imóvel não se limitam apenas ao financiamento e ao valor das prestações. Há ainda as taxas de transferências, taxas de encargos bancários e questões referentes à documentação. É necessário ter uma reserva financeira.
6. Espere para reformar
É comum, ao adquirir o primeiro imóvel, o impulso de deixar a casa com a sua personalidade, entretanto, é importante esperar. Mude primeiro, se acostume com o novo espaço. Lembre-se, os custos que surgem com a aquisição do imóvel são muito elevados. Equilibre-se financeiramente novamente e faça um fundo de reserva para depois começar a fazer as alterações desejadas.
Não há como fugir, a compra do primeiro imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, por isso tem que ter planejamento. Essa é a palavra-chave para evitar transtornos futuros e potencializar as sensações prazerosas desta realização.
Fonte: http://www.guilhermemachado.com
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.