Pode ser a primeira, a terceira ou a décima: não adianta! Mudanças residenciais são um foco de incômodo e bastante estresse em potencial.
O problema é que muitas pessoas não se organizam e deixam tudo para ser feito no mesmo dia. Mas com um pouco de planejamento, é possível reduzir o nível de desconforto e garantir que tudo seja feito mais rápida e facilmente.
Mudanças residenciais exigem, acima de tudo, organização. Se os pertences forem sendo colocados em caixa sem qualquer critério, você consumirá muito mais tempo de encaixotamento e de arrumação depois. Por isso, é essencial parar e sistematizar um pouco a sua mudança.
Seguem algumas dicas para evitar complicações e aborrecimentos:
Descarte objetos que não quer mais
No momento em que for tomada a decisão de se mudar, é essencial que você faça uma limpeza e realmente separe tudo o que você não precisa ou não quer mais. Lembre-se que, assim, são menos coisas para encaixotar e, consequentemente, colocar no lugar mais tarde.
Dentro do possível, faça as reformas antes de se mudar
Com muita frequência, as reformas causam transtornos grandes com poeira, barulho e itens dentro de caixas ou embrulhados para não sujarem. Por isso, uma ideia boa para reduzir o nível de estresse de mudanças residenciais é fazer obras mais estruturais antes de se mudar. Por exemplo, troca de piso, pintura de paredes, colocação de móveis planejados, instalar box e colocar gesso no teto.
Limpe bem o imóvel
Use a semana antes da mudança para dar uma caprichada na limpeza do apartamento/casa. Não apenas do chão e vidros, mas também dentro dos armários em cima e atrás deles.
Embora muitas transportadoras realizem o processo de embalar e carregar a mudança, você pode reservar uma semana para fazer a tarefa da maneira que achar mais adequada. Como proprietário dos pertences, é bem provável que você tenha mais cuidado que os funcionários da empresa, especialmente com relação aos itens frágeis e que quebram facilmente. Para agilizar, comece adquirindo caixas de papelão em mercados e feiras, além de reservar rolos de tecido e plástico bolha para proteger a mobília.
Pesquise sobre transportadoras da sua região
Pesquise muito bem antes de escolher a empresa transportadora da sua mudança e, se tiver dificuldades, peça referências a amigos e conhecidos. Na decisão, leve em conta todos os serviços oferecidos e o modo como são feitos, verificando também se existe um plano de seguro contra danos na mudança. Para fechar negócio, o contrato deve estar bem detalhado, contendo tudo o que foi acordado durante a conversa entre a empresa e o proprietário da mudança.
Carregue separadamente o que é valioso
Evite transportar pertences de valor – seja econômico ou sentimental – dentro do caminhão, pois corre o risco de sofrer com perdas ou, em casos mais graves, furtos. Documentos da família, fotos, jóias e itens pequenos podem ser extraviados com facilidade. Portanto, organize-os em pequenas pastas ou caixas e leve-os consigo.
O segredo para evitar a bagunça e extravio de caixas é começar com um cômodo de cada vez. Sabemos que a ansiedade é grande e a vontade de agilizar os processos sempre aparece. No entanto, tenha paciência e garanta uma mudança residencial tranquila e organizada.
Fonte: http://www.meuprecon.com.br/blog
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.