Marcele Muraro é graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Desenvolve, desde 2002, projetos de arquitetura e design de interiores residenciais, comerciais e corporativos em Caxias do Sul - RS.
Para ela, na arquitetura de alto padrão os projetos possuem características próprias, além de acabamentos e revestimentos com extrema qualidade. Na opinião de Marcele, o mais importante é que o projeto de alto padrão seja personalizado, a fim de atender sob medida as demandas do cliente. Ela acrescenta que todos os estilos podem ser trabalhados no alto padrão:
"Se o cliente optar por uma arquitetura minimalista, sempre digo que precisamos caprichar nas peças de design e nas escolhas de obras de arte. É possível fazer um ambiente clássico também, este tem que ter uma base muito boa para receber as peças de época, pois observo deslizes enormes na escolha dessas peças e o ambiente pode se tornar bem deselegante, por isso o profissional que auxilia o cliente deve ter o mínimo de conhecimento sobre antiguidades e história da arte."
Ela afirma, inclusive, que gosta muito da combinação de estilos e épocas, onde toda essa estética tenha harmonia e converse entre si, gerando impacto visual e resultando em um projeto único.
Falando sobre elementos que não podem faltar em um projeto de arquitetura, Marcele aponta como essencial um layout bem resolvido e que atenda todas as necessidades e desejos do cliente, com excelente iluminação natural e equilíbrio estético. Ela ressalta que o projeto deve respeitar a personalidade e história de vida do cliente e, também, o contexto aonde ele está inserido.
Ao ser questionada se é possível unir estilo e funcionalidade sem perder a sofisticação, Marcele conta que "a forma segue a função" é um príncipio do design, no qual tudo deve ser pensado para ser prático e funcional, sempre dialogando com a estética do projeto. Assim, afirmou que se o autor desse projeto e o seu cliente tiverem essa característica, com certeza é possível ter um resultado sofisticado.
Nós sabemos que para um bom resultado do trabalho desenvolvido por um arquiteto, é necessário entender o desejo/necessidade do cliente e traduzir isso em projetos de design de interiores. Por isso, questionamos a Marcele qual a estratégia dela para isso, e ela relatou:
"A estratégia é quase uma reinvenção a cada novo projeto, é sempre um grande desafio e um processo complexo. Cada cliente e projeto são únicos, sobretudo na arquitetura de alto padrão, e temos sempre que unir a vontade do cliente e a nossa percepção arquitetônica do espaço. Tudo isso através de uma boa sinergia entre cliente e arquiteto. Apresentando e discutindo as ideias e soluções, guiando ele nessa jornada. Um bom projeto de arquitetura de interiores vai se construindo por etapas e se moldando conforme vai evoluindo, e as ideias amadurecem. Não existe uma fórmula mágica. Temos que estudar, entender e pesquisar muito, isso sempre vai gerar projetos diferentes e inusitados."
Aqui na Attuale, percebemos que cada vez mais existem imóveis já mobiliados disponíveis para compra e venda. Questionamos a Marcele se ela vê isso como uma tendência de mercado e ela afirmou que percebe essa mudança há algum tempo, onde as construtoras oferecem o “pacote completo”, casas prontas e decoradas, principalmente no litoral. Segundo ela, isso acontece por várias razões: investidores, agilidade na mudança e praticidade. Na opinião dela, a casa reflete a personalidade de uma pessoa e sua essência e, no caso de imóveis já mobiliados, é interessante que uma "finalização" do imóvel seja feita pelo futuro comprador, para que o morador traga suas obras de arte, recordações e preferências, para ter uma casa com memória afetiva, para que o imóvel fique conectado com o seu novo dono. Por isso, ela acrescenta que ao buscar um imóvel já mobiliado, primeiramente é preciso verificar se ele atende as demandas de projeto, se tem um bom layout que se encaixe no seu programa de necessidades, percebendo se o comprador se identifica com o mesmo.
Marcele complementa que para os clientes que optam por imóveis mobiliados, a decoração e a escolha do mobiliário solto são peças-chave para que se tenha um lar confortável e acolhedor. Para ela, é muito importante a presença de objetos afetivos que contam a história dos novos moradores e que tragam um pouco da sua personalidade e essência.
Agradecemos a Marcele pela oportunidade! Para a Attuale é muito importante a opinião de profissionais renomados no mercado.
Gostou dessa entrevista? Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de outros conteúdos atuais. Afinal, atual é estar bem informado! - Facebook e Instagram.
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.