“Lugar de cachorro e gato é lá fora”: hoje uma frase impensável, mas falas desse tipo eram bastante comuns décadas atrás. Com o passar dos anos, nossa relação afetiva com os pets vem se estreitando. Os peludos, antes fadados a viver somente nas áreas externas, ganham agora espaço cativo em nossas casas, apartamentos e corações.
Para facilitar na hora de preparar ambientes confortáveis, seguros e estimulantes aos pets, separamos algumas dicas de ouro para você e seu lar.
Garanta a segurança
Redes de segurança estão entre os principais itens para recintos mais tranquilos e confortáveis, principalmente aos bichanos de apartamento. A escolha por pisos menos escorregadios ou suscetíveis a arranhões e manchas também permite o trânsito livre dos animais, sem riscos a sua integridade física.
Nessa mesma linha, vale a pena destacar a importância de escolher tecidos, cortinas, móveis e tapetes apropriados à convivência com o pet. Dê preferência a materiais sintéticos, resistentes, com menos carga de tintura e de fácil higienização.
Mantenha a higiene em dia
Cães e gatos demandam dedicação também quando o assunto é higiene. Escove e remova o excesso de pelos, limpe as orelhas, corte as unhas, escove os dentes e dê banho regularmente no seu pet.
Se os seus pets fazem suas necessidades em áreas internas, recolha os dejetos e higienize a superfície o mais rápido possível. Isso evitará maus odores e a propagação de insetos.
Monte um cantinho exclusivo
Cães e gatos sentem-se mais confortáveis em ambientes previsíveis e dedicados a eles. Por isso, sempre que possível, não mexa na rotina de passeios e alimentação, por exemplo. Deixe a ração e a água fresca sempre próximas ao ambiente que seu pet costuma ficar mais tempo, o que estimula a alimentação e hidratação regulares.
Reserve e organize um pequeno espaço com todos os itens do seu pet, como guia e garrafa de água para passeio, shampoo, medicamentos e ração armazenada em recipiente adequado.
Estimule o seu pet
Invista em brinquedos seguros, divertidos e que estimulem a capacidade motora, sensorial e mental do seu cão ou gato. É importante, contudo, compreender as necessidades e as preferências específicas do seu pequeno companheiro.
Gatos adoram uma perspectiva mais global do ambiente. Instale prateleiras e nichos em pontos altos estratégicos, que servem de decoração e ainda incentivam posturas ativas, brincalhonas e saudáveis. Se o problema for o acesso de cães idosos a sofás, camas e poltronas, disponibilize pequenas escadas fixas ou móveis.
Dedique tempo e carinho
Quando chegamos em casa após um dia cheio de compromissos, nem sempre é fácil assumir outras atividades. Ao mesmo tempo, esse é um momento de grande euforia para o seu bichinho. Reserve alguns minutos por dia a brincadeiras, passeios ou aquele cafuné demorado. Atitudes simples que fazem a diferença e promovem o conforto emocional de cães e gatos.
Cada vez mais, arquitetos e designers de interiores têm desenvolvido soluções que integram os ambientes dos pets aos cômodos da casa. Esses são espaços funcionais e lúdicos com foco no convívio pleno e no bem-estar animal.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe as nossas redes sociais - Facebook e Instagram - para ficar por dentro de mais matérias atuais.
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.