Como tirar o cheiro e os pelos do seu bicho de estimação da sua casa.

Os animais são unanimidade quando o assunto é companheirismo e fofura, principalmente se tratando de cachorros e gatos. Mas ter um bicho de estimação, além dos benefícios que todo mundo conhece, pode dar muito trabalho. O convívio diário pede alguns cuidados especiais para que problemas cotidianos não apareçam. Bastante comuns no dia-a-dia, dois deles são: o mau cheiro e a quantidade de pelos que os pets deixam pela casa.

Veja algumas dicas simples para tirar o cheiro e os pelos deixados pelo seu pet em casa:

Cuide da higiene de seu cachorro e gato

Para ter a casa organizada, o primeiro passo é manter os bichos de estimação limpos. Ao contrário do que se pensa, os cheiros que os animais deixam pela casa são oriundos deles mesmos, por isso é tão importante dar banho regularmente em seu cachorro e gato. Penteá-los frequentemente é um benefício para nós e para eles, já que os pelos não ficam com nós e nem caem tanto. Além disso, a higiene de outras partes do corpo, como a boca e as orelhas, são essenciais para a saúde do seu pet.

Varrer, aspirar e circular

São 3 verbos que todo dono de animal deve conhecer. Esse trio ajuda simultaneamente nos dois problemas, pois varrer o chão faz com o que os pelos se espalhem menos e, consequentemente, o cheiro. As vassouras mais indicadas são as de borracha, pois elas criam uma eletricidade estática que faz com que os pelos sejam extraídos mais facilmente. Aspirar os móveis, tapetes, carpetes, entre outras coisas, ajuda a diminuir a poeira e também a alcançar os pelos que se concentram nos cantos. Abrir as janelas é um movimento simples que inicia um fluxo de ar no ambiente, aliviando o odor dos animais (que ficam ainda mais intensos no inverno).

Utilize os produtos certos

Existem no mercado inúmeros produtos que combatem os dois problemas citados no post, mas somente alguns deles são realmente eficazes. Para assegurar a qualidade da mercadoria, é recomendável testar antes de espalhá-la por toda a casa. Também verifique qual o uso adequado dela: se é para o piso, tapete ou outras finalidades. Muitas pessoas costumam usar misturas caseiras que, combinadas às substâncias do dia-a-dia, fazem o mesmo trabalho dos produtos tradicionais encontrados no comércio. A dica é, tanto para os produtos quanto para as soluções, usar com cuidado e moderação, pois ninguém quer uma casa limpa e, ao mesmo tempo, manchada.

Na hora de lavar

As cortinas, as almofadas, os tapetes e outros itens domésticos ficam com o cheiro do seu bichinho mesmo sem querer. O contato deles com esses objetos deixa um odor característico, que também pode ser sentido na cama e nos cobertos do seu pet. É importante manter esses itens sempre limpos, pois além de diminuir o cheiro, também previne a acumulação de poeira, bactérias e dos pelos, que se concentram no local de descanso do seu animal.

Treinamento

Sua vida pode ser mais simples se o seu companheiro souber o que pode ou não. Por isso é importante você ensinar alguns modos ao seu pet, principalmente no que diz respeito ao lugar das necessidades e onde ele deve ou não ficar. Acostumar seu bichinho, por exemplo, a dormir no mesmo lugar e a não subir nos móveis, evita que os pelos dele se espalhem pela casa. Instruí-lo a voltar sempre ao mesmo local para fazer xixi previne que o odor se instale por toda a casa. Caso isso não seja possível, existem produtos no mercado, como o Pipi Dog ou tapetes higiênicos, que estimulam os animais a fazerem as necessidades no local escolhido e te ajudam a manter o ambiente limpo e mais cheiroso.


Que tal aplicar essas dicas na sua casa e tornar a sua convivência com o seu bichinho ainda mais agradável?

 

Fonte: http://www.lopes.com.br/blog

X

Plantão

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.