Inverno: economize energia para economizar dinheiro

A estação mais fria do ano já começou, e uma das maiores preocupações dos condôminos no inverno é o aumento da conta de energia elétrica devido à elevação considerável da utilização de alguns aparelhos. Para se aquecer, as pessoas ligam os aquecedores ou as lareiras elétricas e abusam dos banhos muito quentes e demorados.

Mas na hora que chega a conta, você pode ter uma surpresa não muito agradável! Para poder aproveitar os dias frios sem preocupação, é ideal que os condôminos fiquem atentos ao consumo, e com atitudes simples, fica mais fácil economizar no final do mês.

Para optar pelo uso racional da energia, você pode desligar da tomada todos os aparelhos elétricos que não estejam sendo utilizados ao invés de deixar no modo stand by, substituir as lâmpadas comuns pelas fluorescentes, ou ainda pelas lâmpadas de LED, que auxiliam a economia em até 75% e duram mais, e também aproveitar para usufruir da luz natural o máximo possível abrindo janelas e cortinas para iluminar os ambientes.

Especialmente durante o Inverno, os condôminos podem também reduzir o uso dos aquecedores, lareiras e secadoras de roupas, que podem ser responsáveis por até um terço do gasto de eletricidade, além de tomar banhos mais rápidos e com o chuveiro na temperatura mais amena e não na máxima (na posição ‘verão’, o consumo por uma hora é de 2,10 kWh a 3,5 kWh, e na posição ‘inverno’, aumenta para 4,5 kWh e 6 kWh – dados da Agência Nacional de Energia Elétrica/Aneel), elevando o valor da conta em mais de 25%. E se o seu condomínio tiver mais de um elevador, chame apenas um deles por vez.

Adotar esses hábitos é uma maneira consciente não apenas de economizar na conta de luz, mas no cuidado e preocupação com a preservação do meio ambiente, fazendo a sua parte com sustentabilidade no Inverno e durante todo o ano.

 

Fonte: blog.nextin.com.br

X

Plantão

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.